quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sou crente, mas não acredito.


Eu creio em algumas coisas. Algumas eu apenas desconfio. Soa como utopia dizer que alguém tem certezas demais. A certeza é a cenoura amarrada na frente do jumento, pra que ele não pare de caminhar.

Não acredito que a indústria farmacêutica, tendo a possibilidade de lançar um medicamento que cure certas doenças (como diabetes), irá comercializar tal remédio. Duvido que eles prefiram vender algo uma vez só, enquanto podem manter as pessoas consumindo seus produtos diariamente. É, remédios não são uma questão de saúde, mas de comércio. Remédio é igual celular. Tem pra todo bolso.

Não acredito no sistema educacional e em todas as lorotas repetidas exaustivamente em sala de aula. Penso que a escola deveria começar ensinando o aluno a duvidar de tudo. Quem não questiona o que “aprende”, não passa de mais uma engrenagem do sistema. Não, eu não acredito na ciência onipotente que tentam “pregar” nos meios acadêmicos.

Não acredito nos padrões do consumo e nessa lorota toda de “você precisa de um carro novo”. Tá certo que algumas coisas se tornaram descartáveis, mas em muitas outras ainda dá pra curtir o prazer de possuir algo que dura pra sempre.

Não acredito que os interesses institucionais do que chamamos de Igreja estejam de acordo com os interesses reais de Deus. Ministério (na forma que conhecemos hoje) é o nome que os homens criaram para justificar a manutenção de uma linha de produção de pessoas. Tudo isso só colabora com a fabricação de cristãos alienados, passivos, submissos e obedientes. Ah, e “fiéis” nos dízimos e ofertas.

Mas acredito no ateu que diz não conhecer Deus ou um cristão verdadeiro. Estes que duvidam de tudo são as pessoas de verdade. O que mais dói é saber que quando essas pessoas não enxergam a Deus, a culpa é nossa.

Eu acredito na dúvida.


2 comentários:

  1. o grande problemas sobre duvidar de tudo é que não sobra espaço para a fé querido! e como vivemos por fé, sem ela somos, sim, meros repetidores de ação alienados. Sem fé, alias, não há esperança e, portanto, não há uma compensação por nosso! viver em fé". Pense bem nisso!

    ResponderExcluir

Não serão permitidos comentários maldosos e/ou xingamentos. Obrigado pela visita!