sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Heróis no Sertão: Semeart


No Sertão dos Estados de Pernambuco, Norte da Bahia, Ceará e Piauí, existem muitos missionários isolados, sozinhos, quase abandonados. Alguns desses missionários ficam longe dos centros urbanos, longe das estradas asfaltadas, longe do contato de igrejas que possam auxiliá-los. Outros desses missionários, estão em cidades pequenas, com média de cinco a quinze mil habitantes, onde a maioria da população não está na zona urbana, e a maioria do povo vive de “roça” e de aposentadoria, precisando realizar todo o trabalho de uma equipe missionária sozinhos. São casais jovens que estão descobrindo seu ministério, são mulheres solteiras que precisaram se responsabilizar por uma igreja.

Pensando nessas e outras necessidades o Seminário Evangélico Betânia, com sede no meio de todo esse Sertão, em Petrolina-Pe, resolveu colocar os seus alunos de teologia para fazer pesquisas de campo, ou seja, experimentar a realidade que eles iriam conhecer somente quando recebessem o seu diploma. Assim criou-se o grupo SEMEART, Semeando o evangelho com Arte. O SEMEART passou a existir com a proposta de dar apoio a esses missionários e a essas igrejas, com atividades evangelísticas durante um final de semana, que incluem teatro, louvor, programações infantis, evangelismo, estudos para a Igreja.

A Experiência iniciou-se em 2006 com uma viagem de 26 dias para o estado do Pará, onde os alunos puderam auxiliar em vários trabalhos, inclusive junto aos ribeirinhos. De lá pra cá foram muitos os destinos, todos incluídos no Sertão. E em todas as viagens um único propósito apoiar as igrejas que enfrentam muitas dificuldades pra continuar vivas no sertão; encorajar os bravos homens e mulheres de Deus que aceitaram o desafio de vencer obstáculos pelas pessoas que ainda não conhecem Jesus.

Mas não são, somente os missionários os beneficiados nessa história. Quando os alunos passam a pisar o solo do campo missionário, ver com seus olhos as condições desfavoráveis em que eles vivem, encaram as dificuldades com a tradição religiosa dessa religião, com a presença mortífera do álcool no meio da juventude, e podem presenciar Deus transformando vidas, resgatando pessoas presas aos vícios, restabelecendo esperança às famílias que não tinham mais identidade. Esses alunos voltam para suas salas de aula cheios de realidade, cheios de desafios, cheios de testemunhos, cheios de coragem para quando chegar a sua vez. Voltam sentindo que são os mais beneficiados com tudo isso.

O SEMEART tem sido uma ferramenta importantíssima na pregação do evangelho no sertão, por que faz além de evangelizar e anunciar Jesus. Esse grupo se envolve com o lugar, identifica-se com as lutas do obreiro que ali está, interage com eles, edifica sua vida através de momentos de comunhão raros para quem está no campo. Esse grupo olha para as pessoas não como alvo de folhetos, mas como alvo de amor. E assim tratam desde a criança mais amorosa que encontram, até os mais fechados ou aqueles que nunca lhe negam um sorriso e um cafezinho.

No Sertão, onde existem obreiros desbravando os territórios de Satanás, onde existem igrejas que lutam pra anunciar Jesus como o único salvador e alvo de preces. Nesse Sertão, atua um grupo de jovens destemidos, empolgados, amorosos, talentosos, alegres, dispostos e realizadores. Esse grupo se chama SEMEART, uma fonte de água viva para o povo no sertão.


Missionários Dyogo e Cristiane

Um comentário:

  1. quando os portugueses chegaram aqui no Brasil, tiverm que desbravar matas, sim pois eles só viam mata tudo fechada, mais eles com toda suas garras fizeram tudo isso, eles não ficaram de braços cruzados. Os Índios retiravam das matas folhas para de4las extrair seus remédios, suas comiodas, em fim tudo que eles precisavam e queriam encontravam ai na mata, mas com a chegada dos imigranters, tudo fi acabando devido ao desbravamenti.

    ResponderExcluir

Não serão permitidos comentários maldosos e/ou xingamentos. Obrigado pela visita!