sábado, 12 de abril de 2014

Dia de Música - Parte 2


Olá pessoal!

O "Dia de Música" de hoje traz mais uma banda de qualidade, muito conhecida nas regiões sul e sudeste do Brasil, mas ainda pouco conhecida na "terra do sol ardente". Falo da banda Tanlan!


Biografia


Mais do que uma banda, a história da Tanlan é a história de uma ideia.

Uma ideia que começou no coração dos irmãos Tiago e Fernando Garros, lá nos idos da década de 90, e que contagiou o coração de Fábio Sampaio, pernambucano recém-chegado de Manaus em 2001, e de Beto Reinke, companheiro de igreja de Fernando.

Igreja? Sim. A ideia tinha justamente a ver com isso. A inquietação que movia estes quatro jovens era exatamente esta: Por que o cristianismo que os unia parecia tão desconexo do mundo em que viviam? Será que o cristianismo poderia não ter nada a dizer para o “mundo real”?

E assim, a ideia começou a brotar. Ainda embrionária, deu seus primeiros passos com a Fábio Sampaio e Banda, projeto acústico, despretensioso, que juntava Fábio, Beto, Tiago e o amigo Marcus Vinícius na bateria, e que ganhava certa notoriedade pelas letras fora do padrão “igrejeiro” e pela sonoridade acústica. Mas a inquietação continuava, e a ideia amadurecia.

Com a saída de Vinicius, Fernando se junta aos 3 e nasce a Tanlan, que se tranca na sala de ensaios por mais de um ano, discutindo, ensaiando, compondo, ajustando as arestas, fazendo amadurecer a ideia de fazer música que pudesse ser relevante e comunicável tanto a gregos como a troianos. O virtuoso guitarrista Kiko Magioli se une aos 4, mas após a gravação de algumas demos vê-se que o som não era bem aquele, e que a verve pop/rock seria a estética adotada pela banda.

Em 2005 a Tanlan grava seu primeiro EP, com a produção e mixagem de Kiko Ferraz (Papas da Língua, Tangos e Tragédias).O trabalho é muito bem aceito em algumas rádios locais, os shows aumentam e as cópias desta primeira produção independente se esgotam rapidamente.

As 4 canções do EP se juntariam a outras 8 na gravação de Tudo Que Eu Queria, lançado em 2008 em show de estreia no mítico Porão do Beco, casa de shows de rock alternativo em Porto Alegre. Produzido pela própria banda, novamente com mixagem e masterização de Kiko Ferraz, o disco é bastante elogiado pela crítica especializada, sendo incluído pelo blog Volume do ClicRBS como um dos 15 melhores de 2008 em Porto Alegre, e ganhando review elogiadíssimo na descolada Revista Noize #15. A divulgação totalmente independente desse disco ocupou a banda nos últimos 4 anos, com shows no interior do RS, em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Brasília e até no Maranhão, tanto em circuitos religiosos como em bares, universidades, colégios, festivais, etc., mostrando que aquela “ideia” lá das origens – do cristianismo saindo das paredes dos templos e de alguma forma comunicando-se com a cultura não só era viável como também uma tendência crescente que ganhava adeptos nos 4 cantos do Brasil.

Assim, em Agosto de 2010, a Revista Época deu voz a este crescente movimento em sua matéria de capa “A Nova Reforma Protestante”, em que identifica a Tanlan como uma das bandas que transcendem a barreira entre o “secular” e o “sagrado”. Era a legitimação de um sonho, de uma ideia, que apesar de estar apenas engatinhando, mostrava-se sem dúvida que este era o caminho a seguir.

E que agora segue, com o lançamento do mais recente álbum “Um Dia A Mais”, de Setembro de 2012, que já contabiliza 60 mil “plays” em menos de um mês de lançamento via Soundcloud. Com influências de Foo Fighters, Switchfoot, Muse, Anberlin e Copeland, “Um Dia A Mais” foi totalmente produzido pela banda, gravado e mixado pelo vocalista Fábio Sampaio. A masterização ficou a cargo de Ryan Smith, do renomado Sterling Sound, de New York (USA), que masterizou desde James Taylor até Talking Heads, passando por Green Day, Strokes e Beyoncé. O resultado surpreende pelo peso, refinamento e arranjos diferenciados, e claro, pelas letras, marca registrada da banda. Com a saída do guitarrista Beto Reinke, Lucas Moser assume as guitarras nos shows, que ganham em energia e em empatia com o público, levando a Tanlan para terras ainda não desbravadas, como Recife, terra natal do vocalista Fábio Sampaio.

E a história desta ideia continua, e conta com você, pois, como disse Vitor Hugo, “há uma coisa mais forte do que todos os exércitos do mundo: uma ideia cujo tempo chegou.”

Um pouco da arte

Título: Sobre o Amor



Título: De onde vem


Mais uma vez, espero que gostem!

Um comentário:

Não serão permitidos comentários maldosos e/ou xingamentos. Obrigado pela visita!